Primeira iraniana eleita para a Academia Nacional de Ciências dos EUA

Maryam Mirzakhani

"A beleza da matemática só se revela a quem a persegue mais pacientemente” Mirzakhani

Resultado de imagem para maryam mirzakhani

Primeira mulher da história que recebeu a medalha Fields, considerado Prêmio Nobel da Matemática.

Maryam Mirzakhani nasceu em 1977 em Teerã no Irã. Em 1994 ganhou uma medalha de ouro na Olimpíada Internacional de Matemática, tornando-se a primeira mulher iraniana a receber o prêmio. Na edição da competição de 1995, sagrou-se como a primeira pessoa nascida no Irã a receber uma nota perfeita e a ganhar duas medalhas de ouro.

Mirzakhani fez graduação em matemática na Sharif University of Technology em 1999 e doutorado na mesma área em Harvard, em 2004. Grande pesquisadora aos 31 anos tornou-se professora de matemática da Universidade Stanford. Em 2014 recebeu a Medalha Fields, primeira e única mulher a receber o equivalente ao Prêmio Nobel da Matemática.

Maryam Mirzakhani morreu no dia 15 de julho de 2017, vítima de câncer de mama, com 40 anos.